New Holland lança o primeiro trator agrícola acessível do mundo

Produzido no Brasil, o TL5 Acessível promete independência e autonomia a pessoas com deficiência motora nos membros inferiores.

New Holland lançou o primeiro trator agrícola acessível do mundo produzido por uma montadora. O trator modelo TL5 Acessível, produzido na fábrica de Curitiba, no Paraná, é uma máquina destinada a pessoas com deficiência motora nos membros inferiores, o que cria possibilidade que elas exerçam de maneira independente atividades no campo.

O TL5 Acessível é equipado com uma plataforma de elevação e um joystick, com o qual o operador comanda os movimentos necessários para fazer o seu próprio embarque ou desembarque, tendo acesso ao assento do operador e comandos da máquina, que foi adaptada para facilitar as operações. Além disso, o trator pode ser operado também por pessoas sem mobilidade reduzida.

O modelo foi apresentado pela primeira vez como um trator conceito no Show Rural Coopavel e na Expodireto Cotrijal, em 2020 – duas das principais feiras agrícolas do Brasil –, o projeto começou a ser desenvolvido a partir de 2019, que chegou ao produto final em parceria com a empresa de mobilidade inclusiva Elevittá, a Arteprima e o Senai de São Leopoldo/RS.

“Como uma marca que se preocupa em melhorar a experiência do cliente, este trator acessível surgiu a partir de uma necessidade real de muitos agricultores, que foram fundamentais para que chegássemos ao produto final, focando sempre na segurança do operador”, afirma Flávio Mazetto, diretor de Marketing de Produto da New Holland Agriculture para a América Latina. O desenvolvimento do TL5 Acessível contou com a participação de um cliente da New Holland que é cadeirante.

O trator acessível está disponível em versões de 80, 90 e 100 cv, voltado a pequenos, médios e grandes produtores. Ele pode ser usado nas principais tarefas dentro da propriedade rural,como preparação de solo, plantio, distribuição de calcário, colheita em pequenas fazendas, silagem, roçagem, pulverização, distribuição de fertilizantes, carregador frontal e serviços gerais.De acordo com Mazetto, além das máquinas novas, tratores da linha TL5 produzidos a partir de 2019 em diante também poderão ser adaptados para receber a plataforma de acessibilidade.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada em 2019 e divulgada pelo Ministério da Saúde em conjunto com o IBGE, o Brasil possui 17,3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência (8,4% dessa população), sendo que 7,8 milhões possuem deficiência física nos membros inferiores. Do total de pessoas com alguma deficiência no Brasil, 2,9 milhões residem em zona rural.

Fonte: Exame.com

Picture of Adriano Lopes

Adriano Lopes

Publicitário, fascinado por comunicação, marketing e como essas duas coisas transformam realidades e pessoas. Responsável pelo marketing da Igarapé – New Holland. Apaixonado por filmes, música, aprender e compartilhar conhecimento com o resto do mundo.

Newsletter

Se inscreva na nossa Newsletter e fique por dentro das novidades no Agro.

*Não enviamos SPAM, seu e-mail estará seguro conosco.

Concessionária Igarapé New Holland | © Copyright 2019 – Todos os direitos reservados, desenvolvido por Agência Fazenda Digital

Contato no Whatsapp:

Antes de iniciarmos a conversa, por favor, informe alguns dados: